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02/10/2023

Como utilizar água desmineralizada e, para que serve?

     Você já ouviu a sugestão de usar água de torneira para completar o nível do líquido de arrefecimento, a popular “água do radiador”? Em artigo divulgado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o gerente-geral de Qualidade da PSA Peugeot Citroën, Cláudio Moysés, explica que não se deve utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento. Ele explica que há diversos produtos no mercado vendidos como líquido de arrefecimento, mas que, na verdade, são apenas água com corante e podem conter elementos prejudiciais ao motor. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados na hora de comprar esse item.

     A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, já que coloca o motor em risco. O indicado, é utilizar o que chamamos de água desmineralizada. Também chamada de água deionizada, a água desmineralizada é conhecida por ser totalmente pura, livre de minerais, íons e metais pesados. Possui os mesmos benefícios e características da água destilada, porém elas são obtidas através de processos diferentes.

     A água de torneira pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio, que se acumulam em certas regiões do motor, acelerando o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. O cloro, aliás, pode reagir com o alumínio das peças. Oxidação é um processo que acontece quando um elemento presente na peça metálica reage em contato com o oxigênio ou outras substâncias oxidantes. Trata-se dos primeiros sinais de modificações na superfície do metal, por isso quando o alumínio oxida deve ser tratado rapidamente. Só assim é possível evitar que o processo evolua para a corrosão da estrutura. 

     Outro problema em adicionar apenas água de torneira, é a perda de eficiência da mistura, que poderá evaporar causando rápida queda de nível, além de perder as características de proteção do motor e das borrachas. Essa “mistura” é composta por água desmineralizada e aditivo à base de etileno glicol. A água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor. Já o etileno glicol garante que a água não evapore.

     No sistema de arrefecimento, a água desmineralizada tem o objetivo de preservar o líquido do sistema de arrefecimento, para que não sofra oxidação (“formação de ferrugem”) e corrosão das galerias internas do bloco do motor e radiadores.

     Na bateria, devido à ausência de minerais, a água desmineralizada permite que o compartimento das placas de bateria não sofra eletrocondutividade entre as mesmas, ocasionando curtos.

     Se o motorista seguir rodando com nível do líquido de arrefecimento baixo, poderá encarar problemas como, superaquecimento do motor, danos à junta do cabeçote, que pode exigir uma retífica ou a troca do item avariado. A manutenção preventiva é sempre essencial para impedir futuras dores de cabeça ao ter que levar o carro para o conserto. Também é possível realizar outros tipos de manutenção, como a preditiva e a corretiva, todas de acordo com a necessidade de seu veículo.

     Para manter o sistema de arrefecimento em bom estado, vale também não colocar somente água no reservatório, acrescente a mistura de água desmineralizada e aditivo para não danificar, nem oxidar os componentes do motor.

     Outra recomendação importante é checar uma vez por semana o nível de líquidos no reservatório. Caso o índice esteja muito abaixo, poderá ser o caso de existir algum vazamento.

 
 
Fonte:
Revista Carro, 2023.
Faz Forte blog, 2023.
Tecfil, 2023.
Imperio dos metais, 2023.