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02/01/2023

22 defeitos no Compass e a ação do MPF contra a Jeep

      O SUV de porte médio mais vendido do Brasil no ano de 2022 em terceiro lugar, o Jeep Compass, tem mais de 3.000 reclamações e é alvo de multa de R$ 50 milhões. Em 1º dos SUV mais vendidos deste ano de 2022 temos, Chevrolet Tracker e em 2º o Volkswagen T-Cross. O modelo Compass fabricado a partir de 2018 é alvo de uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Por causa disso a FCA, montadora responsável pela fabricação do Compass no ano referente à ação, pode arcar com uma multa de R$ 50 milhões.

      A FCA é a oitava maior montadora de automóveis do mundo, com base no total de vendas anuais de veículos. Suas marcas incluem os veículos Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Profissional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. Em 2021 houve o surgimento de um novo grupo automotivo, a Stellantis, cujo nome significa brilhar com as estrelas, foi criada pela fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler e do grupo francês PSA, dono das marcas Peugeot e Citroën.

        A Ação Civil Pública, assinada no dia 22 de novembro, ainda responsabiliza a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a União por terem aprovado o projeto do veículo. A procuradoria aponta mais de 3.000 reclamações registradas no “Reclame Aqui”, e pede um recall de todas as unidades fabricadas a partir de 2018.

        Dentre os defeitos apontados pelo MPF, há a sinalização de defeitos nas bombas de óleo e no trocador de calor. Ambos são problemas reconhecidos de alguns modelos Compass e Renegade. No entanto, sempre que questionada, a Jeep apontou esses problemas como pontuais. No entanto, a lista também aponta para problemas um tanto quanto genéricos, como falhas na central multimídia e consumo excessivo de combustível.

Confira a lista abaixo dos 22 defeitos apontados na ação:

1) Aumento do curso de pedal de freio e gases no sistema de frenagem.

2) Ruído excessivo nos freios, amortecedores e motor.

3) Perda de estabilidade durante paradas bruscas.

4) Consumo excessivo de combustível.

5) Falhas recorrentes na parte elétrica.

6) Barulho e ineficiência do ar-condicionado.

7) Pane elétrica total.

8) Falhas recorrentes no sistema Star-Stop.

9) Falhas na central de multimídia.

10) Falhas e barulhos na caixa de câmbio.

11) Falha no sistema Arla32.

12) Defeito nas bombas de óleo, com baixa pressão.

13) Barulhos na turbina do turbo.

15) Problema nos freios, a ponto de falharem completamente.

16) Falhas nos sensores (dianteiros, traseiros e laterais).

17) Defeito na injeção eletrônica e no motor dos veículos.

18) Defeitos na coluna de direção.

19) Falhas que permitem a presença de óleo no radiador, o que ocasiona problemas na transmissão.

20) Problemas no alternador.

21) Problemas no trocador de calor de transmissão.

22) Aumento da emissão de óxido de nitrogênio (Nox), em desconformidade com as disposições da Resolução CONAMA n.º 315/2002.

     Os problemas apontados pelos promotores são baseados em reclamações de clientes e matérias jornalísticas. Segundo a procuradoria, há 3.249 reclamações registradas no “Reclame Aqui” e outras 100 reclamações registradas no Procon/SP entre os anos de 2020 e 2021.

        Vale ressaltar que o MPF pede o recall dos modelos defeituosos a partir de 2018 e, em caso de impossibilidade de conserto, a recompra das unidades. Há ainda um pedido de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 milhões.

         Em entrevista à UOL, o engenheiro mecânico André de Maia, que há anos estuda casos de recall no Brasil, diz que há falhas na abordagem dos promotores, que tratam os vícios como restritos ao Compass. No entanto, segundo ele, muitos sistemas são compartilhados com outros veículos, como o Renegade e Fiat Toro.

      Na ação civil pública são relatados vícios na transmissão AISIN TF-72 AT6 (transmissão automática de 6 velocidades), que equipa grande parte dos Compass Flex, mas também está presente no Fiat Cronos e Argo, e pode equipar o Jeep Commander, Fiat Pulse e até mesmo no Fiat Fastback. Ele também alerta que esses vícios podem estar em alguns casos de versões a diesel que possuem a transmissão ZF9HP48/948TE (transmissão de 9 marchas), como na Fiat Toro.

 

Fonte:

Auto Esporte, 2022.

Terra Carros-Motos, 2022.

Uol Carros, 2022.

Exame, 2022.