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26/09/2022

Diferentes tipos de trocas de óleo para o Câmbio Automático CVT Sentra

Por termos diversos anúncios de kits troca de óleo, com diferentes quantidades de litros, muitas vezes os clientes ficam em dúvida de qual usar. Recentemente recebemos uma pergunta de um cliente: "quantos litros de óleo usar no câmbio CVT Sentra 2016?”. Com base nessa dúvida vamos abordar nesse artigo os diversos tipos de troca de óleo para o câmbio automático CVT do Sentra 2016.

 

TROCA DE ÓLEO POR GRAVIDADE 5,6 lts

O mecânico drena o óleo velho pelo cárter, troca o filtro externo que fica debaixo do radiador do câmbio, remove o cárter do câmbio limpa-o, troca o filtro interno e a junta e adiciona 5,6 lts de óleo que é o que sai do câmbio.

 

TROCA POR DESMONTAGEM DO CÂMBIO 8,0 lts

O mecânico drena o óleo velho do câmbio 5,6 lts, retira o câmbio e o conversor de torque, drena o óleo velho do conversor e dos tambores internos 2,5 lts e desmonta o câmbio na bancada.

 

TROCA DE ÓLEO COM MÁQUINA OU FLUSHING de 8 a 11 lts

A substituição do fluido da transmissão automática tem algumas peculiaridades que requerem o uso de uma máquina de flushing para garantir a qualidade da troca.

Se feito por decantação, uma grande parcela do fluido (cerca de 50%) permanece armazenada no interior do radiador e do conversor de torque. O mecânico irá remover o radiador do câmbio, colocar um adaptador no lugar do radiador que possui dois bocais, sendo que um por onde o óleo novo é introduzido no câmbio e o outro que transfere o óleo velho para um reservatório da máquina de diálise, ele por sua vez lava o interior do câmbio com óleo novo. Em seguida é necessário retirar o óleo novo, abrir o cárter do câmbio e trocar o filtro interno e posteriormente reintroduzir o óleo novo. Para que se atinja um alto patamar quantitativo na troca, é necessária a utilização de máquina.

Com a máquina de flushing, o fluido é substituído em quase sua totalidade, uma vez que a troca é feita com o motor ligado e a transmissão em movimento. Para fazer a troca, o mecânico levanta o veículo com o auxílio do elevador, afastando as rodas motrizes do chão. Em seguida, conecta as tubulações de entrada e saída à máquina de flushing. Dá a partida, engata as marchas e circula por todas elas enquanto a máquina faz a correta substituição. O resultado é uma troca limpa que chega próximo dos 100%. Em realidade este número só não é atingido porque seriam necessários muitos litros a mais para descarte o que encarece a operação, entretanto observa-se que de um a dois litros a mais já são suficientes para garantir uma troca muito saudável próxima deste número.

Para efetuar a troca por máquina ou flushing, durante o processo é necessário ligar o carro para circular o óleo e isto não é recomendável pois pode trazer danos aos discos e ao CVT, se em funcionamento a máquina mandar menos óleo do que o necessário para aquele momento, assim sendo, o correto seria efetuar a troca por gravidade a cada intervalos de 50.000 km ou 2 anos de uso do veículo. Onde você vai efetuar a troca parcial utilizando 5,6 lts de óleo, e mantendo o fluído quase todo limpo. Este procedimento não apresenta riscos de danos durante a troca, pois essas máquinas nunca terão o gerenciamento eletrônico do câmbio como o módulo do carro faz. Lembre-se, quanto mais vezes trocar o fluido do câmbio maior será a vida útil do mesmo.