Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Mulheres no Setor Automotivo

Que o setor automotivo é predominantemente masculino, nós já sabemos. E apesar disto as mulheres vem conquistando cada vez mais uma presença importante e marcante no setor, superando os diversos desafios, desigualdade e preconceitos. Hoje, podemos ver elas ocupando cargos importantes no setor, sejam cargos de liderança ou na produção e manufaturas.
Existem diversos exemplos de mulheres que marcaram o setor automotivo, como, Bertha Benz, que em 1888, sendo esposa do engenheiro Karl Benz fez sua primeira viagem de longa distância com veículo motorizado para visitar sua mãe, sem nem avisar ao seu marido; Mary Anderson, que foi uma das mulheres que trouxe o começo do avanço para os automóveis em 1902 quando desenvolveu o limpador de para-brisas; Florence Lawrence, que além de atriz, inventava itens para veículos, como em 1914 em que inventou as luzes indicadoras de direção (luzes da seta) e de freios; Helena Rother, que foi a primeira mulher a se tornar designer de automóveis em uma grande montadora, a Gerenal Motors, no ano de 1943; entre diversas outras como é o caso de Barbara Brier em que falaremos a seguir.
Um curso preparatório gratuito para mecânico na adolescência, foi o início da história da empreendedora brasileira Barbara Brier como referência para mulheres no setor de reparação automotiva. A oportunidade e força de vontade, participando de um projeto de Novos Talentos do SEBRAE e estudando no SENAI, com 17 anos iniciou em uma oficina, lavando peças onde trabalhou por 2 meses. Moradora de Belo Horizonte (MG), Barbara entrou no ramo com o objetivo de ajudar na renda da família. A mecânica foi a maneira dela entrar no mercado de trabalho sem arcar com gastos em sua qualificação profissional. Desde então, ela se tornou referência não apenas para o mercado de aftermarket automotivo, mas também para outras mulheres.
Barbara começou com 19 anos, ao conseguir uma vaga em uma grande montadora. Durante 8 anos, além dos aprendizados, enfrentou obstáculos comuns para mulheres na conquista de seu espaço no ambiente profissional, ainda mais em uma área em que as mulheres eram raras. Após se formar como Técnica em Automobilística, graduar-se em gestão da produção industrial e fazer a especialização em Educação Superior, ela assumiu um cargo de liderança ao gerenciar projetos em redes de concessionárias como Fiat, Chrysler, Jeep e Dodge.
Em 2016, Barbara tinha voltado de férias, estava sem dinheiro, e para conseguir uma renda extra começou a vender manuais de carros antigos e algumas sucatas que havia guardado em casa. Durante o processo da oferta e venda, percebeu que os colecionadores gostavam de conversar com ela a respeito de carros antigos, o que fez com que ficasse impressionada com a paixão e a emoção que o assunto despertava nas pessoas. E foi a partir desta experiência que surgiu a ideia de montar o Brier Cars, um blog para falar sobre esses temas.
Ao ver o crescimento do blog de Barbara, suas amigas perceberam o quanto ela entendia de carros, e pediram-na para começar a ensinar mecânica básica. O que logo aceitou e começou a organizar turmas de mecânica para mulheres. O negócio evoluiu de tal forma, que Barbara resolveu deixar seu emprego para dedicar-se totalmente à sua nova empresa. As demandas das mulheres aumentaram, e não somente a nível local, mas a nível nacional. E como consequência deste crescimento pensou em criar uma forma de indicar oficinas de confiança para o público feminino. A partir disto que surgiu o selo de responsabilidade social Oficina Amiga da Mulher.
A Oficina Amiga da Mulher faz uma ponte entre Mulheres e Oficinas Mecânicas. Para tornar isto possível, existe um treinamento, além de capacitação e avaliação das oficinas mecânicas que desejam ser certificadas e receber o selo Oficina Amiga da Mulher. Paralelamente, nas redes sociais da empresa, há a disponibilização às mulheres de dicas de mecânica, divulgação de workshops e eventos de mecânica básica para mulheres nas oficinas certificadas pelo Brasil.
Engana-se quem pensa que mecânica automotiva não é para mulher. Há alguns anos, o mercado automobilístico era basicamente destinado ao público masculino. Hoje, são muitas as mulheres que se interessam pelo setor automobilístico, capacitam-se e ganham espaço nesse mercado de trabalho.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela General Motors (GM) do Brasil, 40% das mulheres já adquiriram o próprio veículo e, em 70% dos casos, elas influenciam na decisão da compra. Já em 2017, o gênero feminino representava 46% do atendimento em oficinas mecânicas. Muitas mulheres têm buscado se especializar em mecânica para trabalhar na área, exercendo funções importantes na oficina. Outras preferem estudar o assunto apenas para entender melhor sobre o funcionamento dos próprios veículos.
Fonte
G1 Minas Gerais, 2023
Canal da Peça, 2023
Automec Blog, 2023
Metalgal Blog, 2023